sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade (SIS 2019)




Estimados colegas,

Com intuito de cumprir mais uma meta do nosso programa, é com alegria que comunicamos que entre os dias 2 e 3 de dezembro de 2019 ocorrerá o “Seminário Interdisciplinar de Sustentabilidade (SIS 2019)” do PPgS, que tem como tema a produção, divulgação e avaliação da pesquisa científica. Especialmente será discutido nesse seminário o papel dos indicadores de sustentabilidade no monitoramento de políticas, planos, programas e projetos. O SIS 2019 conta com apoio do Programa CAPES-PRINT. 
Haverá atividades pré-evento onde serão ministradas duas disciplinas 1) SUS5021 “Indicadores de sustentabilidade para a monitoramento dos efeitos de políticas, planos, programas e projetos” (25 e 26 novembro) e 2) SUS5022 “Oficina com o editor: escrita, revisão e publicação de manuscritos científicos” (28 e 29 de novembro), ambas ministradas pelo Prof. Dr. Tomás Augusto Barros Ramos (Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa). Cada disciplina valerá 2 créditos. 
Além dessas atividades, contamos que vocês incentivem seus orientandos e egressos submeter resumos de suas pesquisas, que serão apresentados sob a forma de poster ou oralmente. Isto será muito importante para o nosso programa, para avaliarmos o andamento das pesquisas dos nossos alunos. A ideia é que os melhores trabalhos poderão ser submetidos a revistas internacionais da área CiAmb ou que façam parte do novo livro do Programa, que será publicado no primeiro semestre de 2020. 
Além do Prof. Tomás Barros Ramos, o evento contará com a presença da Profa Dra. Liliana Pena Naval (Coordenadora de Programas Profissionais da Área de Ciências Ambientais da CAPES) e outros coordenadores de programas da área de CiAmb, que virão conhecer nosso programa e a EACH. Profa Liliana irá ministrar uma palestra “Novos critérios de Avaliação da CAPES” e participará de uma mesa redonda “Avaliação da CAPES e autovaliação dos programas de pós”. Portanto, a presença de todos vocês será muito importante e pedimos mais uma vez que vocês estimulem a participação de seus alunos. 
Durante o evento, iremos auxiliá-los a se cadastrarem no Conectibrasil, https://www.conectibrasil.org/ , que em breve será mais uma exigência da CAPES (o cadastramento de todos alunos e docentes nessa plataforma).

A programação e a inscrição no evento está detalhada no site:  https://eachsis.wixsite.com/eachsis

Atenciosamente,
Comissão Organizadora 
Prof. Dr. Alexandre T. Igari
Prof. Dr. Evandro Moreto
Profa. Dra. Renata Colombo
Prof. Dr. Sergio Almeida Pacca
Profa. Dra. Sonia Regina Paulino
Profa. Dra. Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias
Profa Dra. Tania P. Christopoulos
Profa. Dra Wânia Duleba
MSc. João Marcos Mott Pavanelli (doutorando)
MSc. Leonardo A. Pregnolato (doutorando)
MSc. Silvia S. Mandai (egressa)
MSc. Mônica Yoshizato Bierwagen (doutoranda)
Yusrra Ghagni (mestranda)